”Comecei com uma escolinha na Rua Fernando Spínola, onde hoje é o Restaurante de Dalva, com apenas 14 alunos que eram meus sobrinhos. A escola tinha internato. As minhas irmãs deixavam as crianças aos meus cuidados. O Colégio foi crescendo e tive de mudar para outro espaço, na Rua Ascendino Melo, numa casa comprada pelo meu noivo, depois meu marido, Auto Silveira. (…) O Colégio foi crescendo e precisava de um nome. Lembrei-me de Juvêncio Terra. Um senhor em Belo Horizonte que estava sustentando muitas moças e rapazes pobres para estudar. Ele ia visitar seus protegidos às quintas-feiras no internato, e gostava de conversar comigo. Eu disse a ele: Quando eu tiver uma escolinha lá na Bahia, vou colocar o seu nome." (Profa. Rosália Figueira Silveira)
------------------
Em 2012 a Faculdade Juvêncio Terra foi adquirida pelo grupo SER Educacional, mantenedor do Centro Universitário Maurício de Nassau e das Faculdades Maurício de Nassau e Joaquim Nabuco. Nesta negociação, a sede onde funcionava o Educandário Juvêncio Terra – EJT, que oferecia os cursos do Ensino Fundamental e Médio, foi alugada para o grupo pernambucano. Com a venda da Faculdade, os sócios do EJT decidiram, também, encerrar as atividades educacionais cientes que o legado “Juvêncio Terra” ficará perpetuamente no coração de toda a cidade.
Assim, no dia 31 de dezembro de 2013 o Educandário Juvêncio Terra, fundado pela Professora Rosália Figueira, em 1946 , concluiu com honra e dignidade o seu valoroso trabalho em educação na cidade de Vitória da Conquista.
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (II Tm, 4:7)