Projeto

English as a Sencond Language

Projeto de Educação Bilíngue do Colégio Juvêncio - INGLÊS como SEGUNDA LÍNGUA

Educação Bilíngue

Introdução

Diferença entre escola bilíngue e internacional

  • Escola Bilíngue: Segue o calendário brasileiro e o currículo do MEC. Hoje no Brasil não há regulamentação para o ensino bilíngue, então os métodos e sistemas variam muito, desde ampliar a carga horária semanal do segundo idioma ou ministrar disciplinas em "não português".

  • Escola Internacional: Segue o currículo do país de origem (EUA, França, Canadá...) , assim como o seu calendário.

O Projeto ENGLISH AS SECOND LANGUAGE (ESL) do Colégio Juvêncio

O Colégio Juvêncio (CJ) iniciou, em 2015 o Projeto English as a Second Language (ESL) com o objetivo de implementar, em Vitória da Conquista, uma escola, de educação básica, com Educação BILÍNGUE (Português/Inglês).

Para implantação e coordenação do Projeto ESL, o Colégio Juvêncio firmou parceria com o Centro Glass de Idiomas, instituição de tradição no ensino da língua inglesa em Vitória da Conquista, e com o Innovation Education, instituição americana com sede em Quatz Hill, Califónia.

No Colégio Juvêncio, as disciplinas do projeto ESL não são opcionais, ou seja, são ministradas dentro da grade curricular do Colégio Juvêncio, no horário regular das aulas. A carga horária semanal da disciplina Língua Estrangeira - Inglês foi ampliada e as demais disciplinas do projeto ─ Geometry, Math e STEAM ─ são ministradas totalmente na língua inglesa.

A parceria Juvêncio/Glass garante aos alunos do Colégio Juvêncio toda a excelência do Centro Glass de Idiomas ─ abordagem e metodologia diferenciada, com professores altamente qualificados ─ proporcionando o desenvolvimento dos alunos para a vida, não apenas acadêmica, mas também profissional. A metodologia do Centro Glass de Idiomas tem como princípio o ensino holístico da língua, seguindo a ordem natural de aquisição da linguagem, com lições desenvolvidas de forma a contemplar os diferentes canais de aprendizagem do aluno: visual, auditivo e sinestésico.

Objetivo

O objetivo deste projeto é possibilitar ao aluno do infantil, completar o curso básico de inglês até o 9º ano ─ em condições de poder se comunicar, sem dificuldades, na segunda língua ─ assim como ocorre hoje nos países integrantes da União Europeia.

Metodologia

O ensino da disciplina Língua Estrangeira - Inglês utiliza a abordagem do Task-based Approach, onde a estrutura da língua é estudada conforme a necessidade dos alunos.

Para as turmas do Infantil ao 5º ano do Enisno Fundamental, utiliza-se também a metodologia Total Physical Response (TPR), para aprendizagem de um segundo idioma. A abordagem TPR ensina a língua estrangeira de forma similar ao aprendizado da primeira língua pela criança: através de comandos e movimentos físicos, sob a alegação de que dessa forma, os estudantes utilizarão o hemisfério direito cerebral, mais suscetível à aprendizagem. Um dos enfoques desta abordagem é a aprendizagem prazerosa da língua.

Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental

Nas turmas do infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, o ensino da disciplina Língua Estrangeira - Inglês é trabalhado com o objetivo de desenvolver a capacidade de ouvir, falar e ler.

  • Na turma do primeiro ano, o foco é apenas entender. Os alunos são expostos à linguagem oral, por meio de situações do cotidiano, onde precisam usar gestos para demonstrar sua compreensão. O conteúdo é a linguagem concreta e do cotidiano. Por exemplo, escove os dentes, penteie o cabelo, lave as meias, passe o vestido e dobre a calça, descasque a laranja, coloque o suco no copo, acenda o fogo, pule no lago e mergulhe, monte no cavalo e passeie pelo campo, chute a bola, ligue a televisão, assista o programa e divirta-se, massageie o seu ombro, coce o nariz, balance os braços, pegue o lápis amarelo, alimente o porquinho, ordenhe a vaca, tome banho de sol, passe o protetor solar, etc. E muita música para o desenvolvimento da pronúncia e entonação.

  • Na turma do segundo ano, continuamos ampliando o vocabulário (como, por exemplo, solicitar e dar direções, acampar, ir a um clube, pegar um avião, ir ao médico) e introduzimos algumas falas, como se apresentar, pedir informações, oferecer alguma coisa, fazer perguntas pessoais, etc. Além disso, introduzimos pequenas histórias que os alunos leem e são encorajados a recontar. Contamos muitas pequenas histórias. Novamente, muita música.

Para as demais turmas, o ensino da disciplina Língua Estrangeira - Inglês é trabalhado com seguintes objetivos:

  • Na turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, focar a fala e a leitura. Introduzir situações do cotidiano como falar sobre sua rotina, falar sobre um amigo, fazer compras, relatar acontecimentos, falar sobre sua família, convidar alguém, etc.

  • Nas turmas do quarto e quinto anos, ampliar o conhecimento da língua através das habilidades de ouvir, falar e ler. Ao final do quinto ano, esperamos que nossos alunos sejam capazes de falar sobre seu cotidiano, seja no presente, no passado ou no futuro.

6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

  • Os alunos do 6º ao 9º anos têm pelo menos uma disciplina (Geometry, Math, STEAM) ministrada totalmente na língua inglesa, além das aulas semanais da disciplina Língua Estrangeira - Inglês. Segundo a Profa. Daisy Glass ─ coordenadora do Centro Glass de Idiomas e do Projeto ESL/CJ ─ a oportunidade que os alunos têm de acompanhar uma matéria, do currículo escolar, em inglês, lhes proporcionará uma grande vantagem, tanto na vida acadêmica quanto profissional.

  • NIVELAMENTO: Para a disciplina Língua Estrangeira (Inglês) os alunos são enturmados por nível de conhecimento, independentemente da série em que estejam matriculados.

  • Ao final do 9º ano do Ensino Fundamental, esperamos que os alunos apresentem habilidades compatíveis com os alunos que terminaram o curso básico de inglês de qualquer escola de línguas.

Projeto ESL

Confira as entrevistas e reportagens sobre o Projeto ESL do Colégio Juvêncio:

Parceiros do Projeto ENGLISH AS A SECOND LANGUAGE

O Centro Glass de Idiomas oferece o que há de mais avançado e moderno no que se refere a métodos de ensino há mais de 20 anos. A nossa metodologia tem como princípio o ensino holístico da língua, seguindo a ordem natural de aquisição da linguagem. As nossas lições são desenvolvidas de forma a contemplar os diferentes canais de aprendizagem do aluno: visual, auditivo e sinestésico.

Innovation Education is a nonprofit tutoring organization that aims to provide affordable and effective tutoring services that inspire and motivate students to be lifelong learners.