Introdução

O Colégio Juvêncio (CJ) iniciou, em 2015 o Projeto English as a Second Language (ESL) com o objetivo de implementar, em Vitória da Conquista, uma escola de educação básica com Educação BILÍNGUE (Português/Inglês).

Para implantação e coordenação do Projeto ESL, o Colégio Juvêncio firmou parceria com o Centro Glass de Idiomas, instituição de tradição no ensino da língua inglesa em Vitória da Conquista, e com o Innovation Education, instituição americana com sede em Quatz Hill, Califónia.

O objetivo deste projeto é possibilitar ao aluno do infantil, completar o curso básico de inglês até o 9º ano ─ em condições de poder se comunicar, sem dificuldades, na segunda língua ─ assim como ocorre hoje nos países integrantes da União Europeia.

Atualmente, os alunos do 6º ao 9º anos têm pelo menos uma disciplina (Geometry, Math, STEAM) ministrada totalmente na língua inglesa, além das aulas semanais de inglês. Segundo a Profa. Daisy Glass ─ coordenadora do Centro Glass de Idiomas e do Projeto ESL/CJ ─ a oportunidade que os alunos têm de acompanhar uma matéria, do currículo escolar, em inglês, lhes proporcionará uma grande vantagem, tanto na vida acadêmica quanto profissional.

A parceria Juvêncio/Glass garante aos alunos do CJ toda a excelência do Centro Glass de Idiomas ─ abordagem e metodologia diferenciada, com professores altamente qualificados ─ proporcionando o desenvolvimento dos alunos para a vida, não apenas acadêmica, mas também profissional. “A nossa metodologia tem como princípio o ensino holístico da língua, seguindo a ordem natural de aquisição da linguagem, com lições desenvolvidas de forma a contemplar os diferentes canais de aprendizagem do aluno: visual, auditivo e sinestésico”, afirma a Profa. Daisy Glass.

Metodologia

A diferença entre escola bilíngue e internacional é que a segunda segue o currículo do país de origem, assim como o seu calendário. Já a escola bilíngue segue o calendário brasileiro e o currículo do MEC. Hoje no Brasil não há regulamentação para o ensino bilíngue, então os métodos e sistemas variam muito, desde ampliar a carga horária semanal do segundo idioma ou ministrar disciplinas em "não português".

Nas turmas iniciais do Ensino Fundamental, o ensino da língua inglesa é trabalhado com o objetivo de desenvolver a capacidade de ouvir, falar e ler:

  • Na turma do primeiro ano, o foco é apenas entender. Os alunos são expostos à linguagem oral, por meio de situações do cotidiano, onde precisam usar gestos para demonstrar sua compreensão. O conteúdo é a linguagem concreta e do cotidiano. Por exemplo, escove os dentes, penteie o cabelo, lave as meias, passe o vestido e dobre a calça, descasque a laranja, coloque o suco no copo, acenda o fogo, pule no lago e mergulhe, monte no cavalo e passeie pelo campo, chute a bola, ligue a televisão, assista o programa e divirta-se, massageie o seu ombro, coce o nariz, balance os braços, pegue o lápis amarelo, alimente o porquinho, ordenhe a vaca, tome banho de sol, passe o protetor solar, etc, etc. E muita música para o desenvolvimento da pronúncia e intonação.
  • Na turma do segundo ano, continuamos ampliando o vocabulário (como, por exemplo, solicitar e dar direções, acampar, ir a um clube, pegar um avião, ir ao médico) e introduzimos algumas falas, como se apresentar, pedir informações, oferecer alguma coisa, fazer perguntas pessoais, etc. Além disso, introduzimos pequenas histórias que os alunos leem e são encorajados a recontar. Contamos muitas pequenas histórias. Novamente, muita música.

Para as demais turmas, o ensino da Língua Inglesa é trabalhado com seguintes objetivos:

  • Na turma do terceiro ano, focar a fala e a leitura. Introduzir situações do cotidiano como falar sobre sua rotina, falar sobre um amigo, fazer compras, relatar acontecimentos, falar sobre sua família, convidar alguém, etc.
  • Nas turmas do quarto e quinto anos, ampliar o conhecimento da língua através das habilidades de ouvir, falar e ler. Ao final do quinto ano, esperamos que nossos alunos sejam capazes de falar sobre seu cotidiano, seja no presente, no passado ou no futuro.
  • Nas turmas do 6º ao 9º ano, além das aulas de inglês, os alunos tem também uma disciplina ministrada totalmente na língua inglesa.
  • O ensino da Língua Inglesa utiliza a abordagem do Task-based Approach e a estrutura da língua é estudada conforme a necessidade dos alunos.
  • Ao final do nono ano, esperamos que os alunos apresentem habilidades compatíveis com os alunos que terminaram o curso básico de inglês de qualquer escola de línguas.
  • O Ensino Médio terá como foco preparar o alunos para a prova do SAT ou ACT, testes americanos similares ao Enem, e também para uma prova de proficiência (provavelmente o TOEIC).


Confira as entrevistas e reportagens sobre o projeto:
Projeto ESL

O Centro Glass de Idiomas oferece o que há de mais avançado e moderno no que se refere a métodos de ensino há mais de 20 anos. A nossa metodologia tem como princípio o ensino holístico da língua, seguindo a ordem natural de aquisição da linguagem. As nossas lições são desenvolvidas de forma a contemplar os diferentes canais de aprendizagem do aluno: visual, auditivo e sinestésico.

Innovation Education is a nonprofit tutoring organization that aims to provide affordable and effective tutoring services that inspire and motivate students to be lifelong learners.