Introdução

O Colégio Juvêncio (CJ) iniciou, em 2015 o Projeto English as a Second Language (ESL) com o objetivo de implementar, em Vitória da Conquista, uma escola de educação básica com Educação BILÍNGUE (Português/Inglês).

Para implantação e coordenação do Projeto ESL, o Colégio Juvêncio firmou parceria com o Centro Glass de Idiomas, instituição de tradição no ensino da língua inglesa em Vitória da Conquista, e com o Innovation Education, instituição americana com sede em Quatz Hill, Califónia.

O objetivo deste projeto é possibilitar ao aluno do infantil, completar o curso básico de inglês até o 9º ano ─ em condições de poder se comunicar, sem dificuldades, na segunda língua ─ assim como ocorre hoje nos países integrantes da União Europeia.

Atualmente, os alunos do 6º e 7º anos têm uma disciplina (Geometry) ministrada totalmente na língua inglesa, além das aulas semanais de inglês. Segundo a Profa. Daisy Glass ─ coordenadora do Centro Glass de Idiomas e do Projeto ESL/CJ ─ a oportunidade que os alunos têm de acompanhar uma matéria, do currículo escolar, em inglês, lhes proporcionará uma grande vantagem, tanto na vida acadêmica quanto profissional.

A parceria Juvêncio/Glass garante aos alunos do CJ toda a excelência do Centro Glass de Idiomas ─ abordagem e metodologia diferenciada, com professores altamente qualificados ─ proporcionando o desenvolvimento dos alunos para a vida, não apenas acadêmica, mas também profissional. “A nossa metodologia tem como princípio o ensino holístico da língua, seguindo a ordem natural de aquisição da linguagem, com lições desenvolvidas de forma a contemplar os diferentes canais de aprendizagem do aluno: visual, auditivo e sinestésico”, afirma a Profa. Daisy Glass.

Metodologia

A diferença entre escola bilíngue e internacional é que a segunda segue o currículo do país de origem, assim como o seu calendário. Já a escola bilíngue segue o calendário brasileiro e o currículo do MEC. Hoje no Brasil não há regulamentação para o ensino bilíngue, então os métodos e sistemas variam muito, desde ampliar a carga horária semanal do segundo idioma ou ministrar disciplinas em "não português".

Nas turmas iniciais do Ensino Fundamental, o ensino da língua inglesa é trabalhado com o objetivo de desenvolver a capacidade de ouvir, falar e ler:

  • Na turma do primeiro ano, o foco é apenas entender. Os alunos são expostos à linguagem oral, por meio de situações do cotidiano, onde precisam usar gestos para demonstrar sua compreensão. O conteúdo é a linguagem concreta e do cotidiano. Por exemplo, escove os dentes, penteie o cabelo, lave as meias, passe o vestido e dobre a calça, descasque a laranja, coloque o suco no copo, acenda o fogo, pule no lago e mergulhe, monte no cavalo e passeie pelo campo, chute a bola, ligue a televisão, assista o programa e divirta-se, massageie o seu ombro, coce o nariz, balance os braços, pegue o lápis amarelo, alimente o porquinho, ordenhe a vaca, tome banho de sol, passe o protetor solar, etc, etc. E muita música para o desenvolvimento da pronúncia e intonação.
  • Na turma do segundo ano, continuamos ampliando o vocabulário (como, por exemplo, solicitar e dar direções, acampar, ir a um clube, pegar um avião, ir ao médico) e introduzimos algumas falas, como se apresentar, pedir informações, oferecer alguma coisa, fazer perguntas pessoais, etc. Além disso, introduzimos pequenas histórias que os alunos leem e são encorajados a recontar. Contamos muitas pequenas histórias. Novamente, muita música.

Para as demais turmas, o ensino da Língua Inglesa é trabalhado com seguintes objetivos:

  • Na turma do terceiro ano, focar a fala e a leitura. Introduzir situações do cotidiano como falar sobre sua rotina, falar sobre um amigo, fazer compras, relatar acontecimentos, falar sobre sua família, convidar alguém, etc.
  • Nas turmas do quarto e quinto anos, ampliar o conhecimento da língua através das habilidades de ouvir, falar e ler. Ao final do quinto ano, esperamos que nossos alunos sejam capazes de falar sobre seu cotidiano, seja no presente, no passado ou no futuro.
  • Nas turmas do 6º ao 9º anos, além das aulas de inglês, os alunos terão também uma disciplina ministrada totalmente na língua inglesa.
  • O ensino da Língua Inglesa utilizará a abordagem do Task-based Approach e a estrutura da língua será estudada conforme a necessidade dos alunos.
  • Ao final do nono ano, esperamos que os alunos apresentem habilidades compatíveis com os alunos que terminaram o curso básico de inglês de qualquer escola de línguas.
  • O Ensino Médio terá como foco preparar o alunos para a prova do SAT ou ACT, testes americanos similares ao Enem, e também para uma prova de proficiência (provavelmente o TOEIC).


Confira as entrevistas e reportagens sobre o projeto:
Projeto ESL

O Centro Glass de Idiomas oferece o que há de mais avançado e moderno no que se refere a métodos de ensino há mais de 20 anos. A nossa metodologia tem como princípio o ensino holístico da língua, seguindo a ordem natural de aquisição da linguagem. As nossas lições são desenvolvidas de forma a contemplar os diferentes canais de aprendizagem do aluno: visual, auditivo e sinestésico.

Innovation Education is a nonprofit tutoring organization that aims to provide affordable and effective tutoring services that inspire and motivate students to be lifelong learners.

COLÉGIO JUVÊNCIO - Educação Sem Fronteiras

Bilíngue: Do Infantil ao Pré-vestibular

Reconhecimento Parecer CEE 08/2016, Res.07/2016 D.O. 21/01/2016

Rua Rio Itaúna, 221 - Bairro Candeias, Vitória da Conquista, BA, CEP 45029-122

Tel.: (77) 3421-1943 - Email: atendimento@colegiojuvencio.g12.br

Fala com sabedoria e ensina com amor. Pv 31:26